BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 10 de novembro de 2012

XICO

XVI CONCURSO INTERNACIONAL DE BALÕES DE OHTENCO/2012


Há um canto da capital, onde a tradição é a de “iluminar o caminho de volta dos mortos para o céu”. Estamos falando da cidade de San Augustin, Ohtenco, onde se realizou nos dias 1 e 2 de Novembro de 2012, o XVI Concurso Internacional de Balões e lanternas de papel de seda.
Este é um lugar onde os campos, as montanhas e o céu claro se tornam parte da paisagem. Os seus habitantes mantêm e fomentam a criatividade, preservando as tradições que vêm dos seus antepassados.
“Ohtenco” é hoje reconhecido em todo o mundo devido a arte baloeira. Participaram neste festival muitas equipas baloeiras, representantes de diversos lugares como Gualupita e Teotihuacan, Estado de México, Zozocolco, Veracruz, Paracho, Michoacán, Medellín e representantes internacionais da Colômbia, Venezuela, Espanha e Brasil.
O baloeiro brasileiro Fábio manifestava-se dizendo que “era importante organizar as pessoas conscientes para os lançamentos e não causar acidentes. No Brasil não podemos por ser perigoso. Aqui existe cursos e até globódromo.
Manuel Cardona Mejia, um baloeiro de Medellín, na Colômbia, veio exclusivamente com 28 balões na sua bagagem para lançá-los neste festival. “Este é o único evento internacional em todo o mundo, daí a nossa participação”.

Foto de todos os globeros-baloeiros participantes no XVI Festival de Balões em Ohtenco/2012
Neste festival também foi realizado outras atividades de carater artístico e cultural, como a música, dança, teatro e oficinas para aprender a fazer balões, lanternas, ofertas e a gastronomia com a boa comida da região.
Para garantir a segurança dos visitantes e turmas de baloeiros, a sede da freguesia contou com a colaboração da Coordenação de Segurança Pública e Proteção Civil, onde estiveram envolvidos várias equipas operacionais como bombeiros, médicos e policias nos setores 1 e 2 do Festival de Ohtenco.
ALGUMAS IMAGENS DO FESTIVAL DE OHTENCO/2012