BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 3 de novembro de 2012

ITÁLIA

 CRIANÇAS APRENDEM A CONSTRUIR BALÕES


Com o lançamento do balão, que ocorreu em 13 de setembro/2012 na praça Violante da cidade italiana de Rutigliano durante a procissão do Santíssimo Crucificado, foi realizado por 30 crianças entre as idades de 10 e 13 anos, uma experiência da "Fábrica dos Balões". Um workshop sobre a construção de pequenos balões foi implementado e testado há alguns meses em Conversano.
A ideia foi concebida em colaboração com o "Festival: arte, tradição e folclore na Terra di Puglia" uma associação com o objetivo de reforçar o papel de Pallone:
​​um artesão que constrói os balões de papel leve que são lançados durante as festividades. Uma oportunidade que serviu para mostrar dois caminhos de pesquisa que se cruzam, por um lado, a valorização do artesanato tradicional e a difusão de todos os aspetos que caracterizam as férias. Os agradecimentos não faltaram a todos aqueles que participaram e tornaram possível a realização do sucesso das oficinas, especialmente as crianças e seus pais, que sempre mostraram grande entusiasmo.

A FÁBRICA DOS BALÕES


Entre as iniciativas dedicadas às crianças do programa de verão de Rutigliano, em colaboração com a associação "Festival: arte, tradição, folclore na Terra di Puglia" foi sugerida e organizada a "Fábrica dos Balões."


A "Fábrica de Balões" é uma oficina para a construção de pequenos balões para crianças entre 10 e 13 anos. Trabalhando com papel, cola, pincéis e cores, as crianças foram incentivadas para descobrir o mundo da Pallonari dos mestres artesãos que constroem em papel balões coloridos e decorados com a imagem de um santo padroeiro, com cartões escritos e com fitas e fitas esvoaçantes lançados para o céu durante as festas populares, proporcionando um momento maravilhoso de alegria aos presentes.
A participação gratuita na oficina foi realizada nos dias 24, 31 de agosto/2012 e 07 de setembro/2012, no Claustro de San Domenico Palace, na Via Leopoldo Tarantini. Por motivos de organização, houve um número máximo de 10 participantes por dia.