BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

B R A S I L

DETALHES DO BALÃO “PORTUGAL” DA TURMA DA IMAGEM/SP

Publicamos aqui em edição anterior o lançamento do belíssimo balão de 15 metros que subiu recentemente em São Paulo no Brasil, homenageando “Portugal”.
Agora, com novas fotos relatamos as notícias apuradas deste acontecimento através das palavras de António Júnior da Turma da Imagem, um dos autores do evento, que na mensagem enviada a BALÕES  PORTUGAL, nos conta como tudo aconteceu.

“Olá Balões Portugal.
Aqui no Brasil, a Turma da Imagem é constituída por 4 pessoas: António Júnior que sou eu, o Romildo , o Gão e o Júnior. O detalhe é que cada um de nós mora ao menos uns 20 km de distância dos outros, o que torna a confeção dos nossos balões bastante complicada.
A turma nunca havia feito uma armação e então conhecemos o pessoal da Turma Sonic e Curtição que é uma outra turma aqui de São Paulo que solta lindas armações. Conhecemos então o Gordinho e o Marcel que costuma fazer os projetos.
Pedimos para ele fazer um projeto para nós e ele falou que não havia problemas, e só precisava saber qual o tema que seria feito o balão.
 O TEMA:

Meu pai é português e toda minha família por parte de pai também. Ele nasceu na região de Castelo de Paiva que fica próximo a Arouca, e por sinal uma linda região e ótima produtora de vinhos verdes. Todo o mês de julho é realizado em Castelo de Paiva a festa do vinho verde. Estive aí em 2008. É uma das melhores festas da região, uma delícia e também muito engraçado ao ver várias pessoas bêbedas no fim da festa dormindo no meio da praça com garrafas de vinho e canecas ao lado.
Então, nada melhor do que fazer uma armação homenageando minha família e o nosso tão querido e admirado povo português.
Com o tema escolhido e o projeto pronto, pudemos passar a confeção do balão.
 A CONFEÇÃO:

O balão foi feito por mim na bancada que fica em minha casa. Primeiro fiz os rolinhos da decoração e depois fechei e cintei o balão que era todo branco. Após esse feito, foi só aplicar a decoração que já estava pronta em cima do balão.
Com o balão pronto, agora faltava marcar a rede da armação, e isso foi feito na casa do nosso grande amigo Gordinho. Marcamos a rede: eu, o Romildo, o Gordinho e o Léo da Turma da Vingança. Marcamos a armação e deixamos ela toda pronta em um mês.
Em outubro do ano de 2011 tudo ficou pronto, mas como se aproximava o fim do ano, decidimos lança-lo em 2012 no mês de maio, que é uma ótima época para soltar balão com armação.
A chegar o mês de maio, o tempo não esteve bom em quase nenhum fim de semana. Também tivemos um problema no campo de onde iríamos fazer o lançamento. Tivemos que encontrar outro local e após termos conseguido outro campo, marcamos o lançamento para setembro.
 O LANÇAMENTO:

Marcamos o lançamento no domingo do dia 16/09/2012, pois não tínhamos certeza de que o sábado o tempo ficaria bom.
Nesse domingo acordei 07:00 hs, coloquei o material no carro e fui para o campo, Chegamos lá às 08:00 hs e nós quatro começamos a montar as coisas. Quando eram 12:30 hs, a armação já estava toda em cima dos cavaletes.
Começamos a colocar as velinhas dentro das lanternas e as 16:00 hs as lanternas já estavam prontas e aí passamos a fase de pendura-las na armação.
Às18:00 hs estava tudo pronto. O balão começou a ser inflado às18:30 hs e às 19:50 hs já estava sobrevoando os céus de São Paulo e fazendo uma linda homenagem aos nossos queridos irmãos portugueses.
Não temos palavras para descrever o momento que passamos de alegria, é uma sensação indescritível de alívio e realização por tudo ter dado certo, pois fazer uma armação não é fácil e conseguir lançar dando tudo certo é mais difícil ainda, principalmente para uma turma como a nossa que tem poucos componentes.
Espero que gostem do nosso trabalho e no ano que vem estarei ai em Portugal com certeza para prestigiar a festa do vinho verde e também é claro tomar umas canecas de vinho verde, onde espero que não me aconteça de dormir na praça, rsssssss.
Abraços.
António Júnior
Turma da Imagem, São Paulo, Brasil”
 Ficha técnica do balão:

Modelo: Lapidado de 15 mts, feito em 3 cones de 5 mts cada.
Boca: 1.49 mts.
Mecha/bucha: 25 kg feita com parafina e algodão.
Bojo: 392 lantenas colocadas nos envelopes.
Armação: 20 mts x 25mts.
3.900 lanternas divididas em 4 cores- vermelha, amarela, branca e verde.
Cabresto de boca: 5 mts.
Cabresto de antena: 40 mts.
Antena: toda feita em pau flecha com 5 travessas e todas travadas em x.
Resgate: o balão ficou cerca de 2 horas no alto e desceu perto do campo de onde foi lançado. No resgate, o balão ficou com a Turma Domínio após ter sido sorteado.