BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PORTUGAL

“SÃO JOÃO DO PORTO/2012”

 Um verdadeiro mar de gente”, assim se pode dizer o que foi realmente o São João do Porto. Os festejos começaram cedo e logo de véspera se fazia adivinhar o que estaria para acontecer.


Todos os anos a mesma cena se repete mas, este ano o S. João por ter sido celebrado num fim de semana (sábado para domingo), fez com que aumentasse em mais 35% o numero de visitantes que todos os anos se deslocam as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia para comemorarem o S. João.


Também a quantidade de turistas estrangeiros que visitaram o Porto e participaram nesta festa, aumentou substancialmente em relação aos anos anteriores. Entre os mais numerosos, se notava uma grande quantidade de turistas espanhóis, brasileiros e nórdicos. Os hotéis de toda a região do Porto chegaram a estar completamente lotados.

BALÕES DE S. JOÃO FORAM OS MAIS PROCURADOS

Com o fim da tarde e a noite a chegar, começaram a surgir a grande maioria dos visitantes para participar e conviver na maior noite do ano, a “noite de S. João”. Se bem que na véspera, durante todo o dia, a quantidade de pessoas a visitarem a cidade era já bem numerosa.
Com a chegada da noite, uma grande enchente de pessoas começaram a se deslocar principalmente para os sítios onde se realizavam os arraiais, pois o cheiro das sardinhas assadas era o melhor convite para poder saboreá-las.
Não demorou muito e já toda a baixa da cidade do Porto estava tomada por uma grande multidão que lotou quase todas as artérias. Os pontos mais procurados e ocupados por milhares de pessoas foram a Avenida dos Aliados e a Ribeira.


Este último lugar, foi o mais desejado, pois seria o palco principal para se assistir ao grandioso espetáculo de fogo de artifício que seria realizado à meia-noite em ponto, sob as águas do rio Douro e da ponte D. Luís.




Já perto das 20h30, começaram a surgir os primeiros balões no céu e conforme a noite chegava, também aumentava a quantidade deles. Não se pode dizer que havia pontos certos para se lançar os balões, pois no S. João do Porto, qualquer lugar serve para se lançar um exemplar destes. Mas, havia dois locais preferidos, em que os balões eram vistos a serem lançados com maior frequência, a Avenida dos Aliados e a zona ribeirinha.


Ali, grupos numerosos de amigos e famílias se juntavam para realizarem o sonho de lançarem seus balões e a cada lançamento coroado de êxito, lá se ouviam os aplausos e grande ovação pela subida do balão de S. João, que com certeza levava muitos pedidos e desejos para se realizarem.

De todos os tamanhos e cores variadas, era grande a quantidade de balões que se podia encontrar a venda em diversas lojas e pelos vendedores de rua que montavam suas bancadas um pouco por todo o lado.


Já perto das 22h00 o céu estava tomado de pontos luminosos. Subiam por toda a parte e nessa hora atingiram uma média de cem balões a serem lançados por minuto. Esse ritmo só abrandou perto da meia-noite, altura em que começou o espetacular fogo de artificio sob o rio Douro e sobre a ponte D. Luís.


O espetáculo pirotécnico durou cerca de 15 minutos, deixando mais de 200 mil pessoas em êxtase. Foi bonito ver o céu colorido pelo majestoso fogo de artifício que ao mesmo tempo disputava o trono com centenas de balões no céu.


Terminado o fogo de artifício, novamente começaram a subir em força vários balões por todos os lados e assim continuou durante toda a noite até perto das 05h00, altura em que com a chegada de uma forte brisa, impediu que houvessem mais lançamentos.
Segundo cálculos realizados, estima-se que por toda a região do Porto terão sido lançados nesta noite de S. João, mais de 50 mil balões sãojoaninos.




FOGO DE ARTIFICIO ESPETACULAR


O fogo de artificio do S. João, voltou em 2012 a ser um espetáculo piromusical memorável, em que a cor e a luz foram coreografadas com a banda sonora que o acompanhou.
Lançado do leito do rio Douro, ao longo de 600 metros de extensão, o espetáculo decorreu durante 15 minutos de cor e música, espetáculo mágico a que desde sempre se habituaram os que comemoram o São João nas margens do Douro.
A Ponte D. Luís foi ainda cenário deste espetáculo, constituindo-se como parte fundamental do mesmo, com elementos pirotécnicos concebidos à sua imagem e escala.
Em 2012, às 00h00 no dia 24 de Junho, as expectativas voltaram a ser elevadas e o espetáculo que se aguardava, foi visto por milhares de pessoas que se deslumbraram com o céu iluminado, correspondendo ao desejado.
Mais uma vez o fogo de artifício marcou a noite e o início da folia que só com o nascer do sol, viu chegar ao fim.