BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PORTUGAL

LISBOA
GRANDE NOITE DE STº ANTONIO ESTÁ A CHEGAR

Lisboa viverá a partir de 3ª feira (dia 12) o momento mais alto das Festas da cidade, com os Casamentos de Santo António e o grande desfile das Marchas Populares. A Sé de Lisboa e a Avenida da Liberdade serão os palcos de eleição.
Se os casamentos na Sé (à tarde) mobilizam muitos populares para assistir ao enlace dos casais, é a noite, no desfile das marchas, e como manda a tradição, que a avenida se enche com um mar de gente para ver as 22 coletividades alfacinhas. O desfile começa as 21h00 e contará com mais de 1500 marchantes. As marchas executarão as coreografias em pontos fixos, mas será em frente à tribuna do júri que tudo se decidirá. Terão entre cinco a sete minutos para mostrar o que valem. Se nas exibições do Pavilhão Atlântico já se ficou com uma ideia de quem irá vencer, é na avenida que se jogarão os últimos trunfos. Somadas as pontuações do pavilhão Atlântico e da avenida, logo se saberá quem será a grande vencedora das Marchas Populares de Lisboa de 2012.
A Marcha da Ajuda que regressa novamente a competição, irá abrir o desfile das marchas que irão concorrer (antes, desfilarão a Marcha Infantil da Voz do Operário e os comerciantes da Marcha dos Mercados, que participam extraconcurso) A Marcha de Alto do Pina, tentará defender o título conquistado do ano passado.

Como nos anos anteriores, antes das marchas começarem a desfilar, atuarão como convidados especiais, outros grupos: Agrupamento Rei de Paus (Brasil), Dança do Dragão (Macau), National Band (Emirados Árabes Unidos) e Projeto Chuva d´Amor (Portugal).
As Festas de Lisboa, que decorrem até final do mês de Junho em vários locais da capital, têm um orçamento de 925 mil euros, investimento totalmente suportado pelos patrocínios, segundo informação da Empresa Municipal de Gestão dos Equipamentos Culturais. Este ano, as marchas populares assinalam 80 anos.
A exibição na Avenida da Liberdade terá transmissão televisiva pela RTP 1 a partir das 21h30 para todo o país e pela RTP Internacional para outros países.