BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PORTUGAL

BAIRRO DO ALTO DO PINA EM FESTA

O bairro do Alto do Pina viveu no dia de Santo António um dia de emoções. De manhã, festejou a vitória nas marchas; à tarde, sofreu e vibrou com a Seleção. "Portugal jogou como nós marchámos, com garra! Se acreditar e jogar com a mesma alegria que nós mostrámos, pode ir longe", diz o marchante Bruno Ferreira, de 29 anos.
Com um orgulho imenso, Palmira Lucas, 46 anos, gritava bem alto: "A nossa marcha é linda!" Ao lado, a filha, Bruna Lucas, 18 anos, marchante, garante: "É sempre para ganhar." Vítor Ferreira, 30 anos, que desfila pelo Alto do Pina há 15 anos, era dos mais emocionados. "Ninguém nos pára enquanto tivermos esta alma", relata, mostrando o cachecol verde e amarelo: "Tem uma estrela em memória do cantor Beto, que foi nosso padrinho durante anos e estará sempre entre nós. E na roupa com que desfilámos também levámos uma estrela." Na exibição no Pavilhão Atlântico e no desfile de anteontem na Avenida, o Alto do Pina evocou a chegada dos ciganos ao bairro, no século XIX, e convenceu o júri.
A alegria de uns contrastava com a revolta de outros. "Se o júri não sabe o que são marchas, não vale a pena continuar. Respeito o Alto do Pina, mas não mostrou uma marcha", diz Rui Coito, de Marvila.
'MOURINHO' VOLTA A GANHAR
O ensaiador Carlos Mendonça ganhou, com Alfama, 12 títulos e a alcunha de ‘Mourinho das Marchas'. Anunciou a retirada em 2009, mas não resistiu ao convite do Alto do Pina, bairro onde nasceu há 73 anos. Em 2011, deu-lhe a primeira vitória. Anteontem, voltou a ganhar. Antigo bailarino clássico, trabalhou em Inglaterra, na BBC.