BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PORTUGAL
TURMA DA CARTARIA LANÇOU BALÕES NA PÁSCOA

Apesar das comemorações da Páscoa já terem passado há algum tempo, não queremos deixar de divulgar o lançamento de balões de ar quente que ocorrem sempre todos os anos nesta quadra na aldeia de Cartaria, freguesia de Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, distrito de Leiria.
As comemorações da Páscoa de 2012 realizaram-se no passado dias 8, 9 e 10 de Abril, onde dentro da sua vasta programação, foram inseridos o lançamento de vários balões de papel de seda coloridos. É uma tradição tão antiga que nem mesmo os próprios habitantes desta localidade se lembram de quando terá começado.


Novamente, a responsabilidade dos festejos da Páscoa de 2012 na Cartaria pertenceu a AMCRC - Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio da Cartaria, que promoveu várias iniciativas mas, a mais aguardada foi o lançamento de balões, que mais uma vez foram construidos e lançados pelo artesão baloeiro Sr. Manuel, mais conhecido pelo "Manél da Pulga", que contou com a preciosa ajuda de vários jovens e integrantes da comissão de festas.

  

Ao todo, foram construidos cerca de seis balões entre 3 a 4 metros de altura. Os lançamentos decorreram nos tres dias de festa, sendo que alguns já em plena madrugada. Todos eles subiram com êxito, beneficiando do excelente tempo que se fez sentir. Várias centenas de pessoas que se encontravam no recinto da festa assistiram entusiasmados aos lançamentos dos balões.


A Equipe de BALÕES  PORTUGAL, agradece toda a colaboração prestada pelo Sr. José Neves, presidente da AMCRC, pela divulgação proporcionada nesta tradição do balão que acontece sempre na época Pascal, bem como no envio de fotos de alguns dos balões lançados pela Turma da Cartaria.
Bem hajam e votos para que a tradição baloeira continue em 2013.