BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 5 de outubro de 2014


CRISE IMPEDIU O LANÇAMENTO DO GLOBO DE GUILIADE DE 2014


Ele sobreviveu durante anos com regulamentações mais severas contra os incêndios florestais mas, a crise fez com que pela primeira vez fosse anulado o lançamento do famoso Globo/Balão de Guiliade, que por quase cem anos consecutivos vinha sendo um dos pontos altos dos festejos desta localidade em honra de Nossa Senhora das Dores. Com as dificuldades financeiras para poder realizar as tradicionais festas, tudo ficou mais difícil quando se soube que a paróquia betanceira não pode pagar o seguro de responsabilidade imposta pela legislação.
                                                Globo de Guiliade/2013
De acordo com a informação dada pela Câmara Municipal de Betanzos, a atual legislação regional em matéria de incêndios e a obrigação de dispor de um seguro de responsabilidade civil, fez com que a comissão de festas da cidade decidisse cancelar o lançamento do aeróstato.
A comissão afirmou que subscrever um seguro, como o que obriga a legislação seria um grande desembolso econômico e optou por “manter um programa de festas atraente e para todas as idades”.
“Infelizmente, tivemos que decidir entre o balão ou a festa e optamos por manter a festa, ainda que sendo conscientes da importância no mundo mas, a realidade é que o custo do seguro era muito elevado para assumi-la. Nos últimos anos, a tradição prevaleceu e foi sempre uma das grandes atrações das festividades, apesar das regulamentações se encontrarem mais rígidas ”, explicou a comissão.
As festas em honra de Nossa Senhora das Dores realizaram-se nos dias 12, 13 e 14 de Setembro passado e do programa constou-se várias apresentações musicais, atividades e churrascadas infantis.
BalõesPortugal formula os votos para que a tradição do Globo de Guiliade não deixe de existir e que seja novamente restabelecida já, a partir das próximas festividades de 2015.

Globo de Guiliade/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário