BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 2 de junho de 2013


TURISMO COMUNITÁRIO NO CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PROMOVE O
“PERCURSO DOS BALÕES DE SÃO JOÃO”
DIA 07 DE JUNHO DE 2013, ÀS 18H30
CENTRO DA PRAÇA DO INFANTE – PORTO


PONTO DE ENCONTRO (às 18h30)
 
Numa iniciativa promovida pelo Turismo Comunitário no Centro Histórico do Porto, irá decorrer no dia 07 de Junho de 2013 às 18h30 o evento “PERCURSO DOS BALÕES DE SÃO JOÃO”. As atividades deste percurso são todas preparadas pela comunidade da freguesia de S. Nicolau com o objetivo de angariar fundos para o campo de férias das crianças apoiadas pelo Centro Social e Paroquial de S. Nicolau. Este percurso visa preparar as pessoas com antecedência para a grande festa de S. João que acontecerá de 23 para 24 de Junho de 2013.
O ponto de encontro para quem quiser participar é junto a Estátua Infante D. Henrique, no centro da Praça do Infante (Rua do Infante D. Henrique – Porto), estando marcado para começar às 18h30.


WORKSHOP DE BALÕES DE SÃO JOÃO E MEMÓRIAS DO SÃO JOÃO DE ANTIGAMENTE (ÀS 18H45)

O lançamento de balões de São João é uma das tradições mais encantadoras desta festa popular. É um ritual que aproxima as pessoas para fazer o balão, lançá-lo ao ar e finalmente, para contemplá-lo no céu.
Neste workshop que acontecerá às 18h45, caberá a tarefa de ser o mestre, o artesão baloeiro Manuel dos Santos Vilela, que vai ensinar a arte de fazer e lançar um balão de papel de ar quente. Para este artesão de 75 anos todos os trabalhos manuais são encarados como um desafio incluindo a construção de balões que desenvolve para amigos e instituições. Em Junho faz dezenas de balões que ao longo do mês são lançados nas festas dos santos populares.
E como o São João é uma festa cheia de tradições e histórias, poderá descobrir-se como esta festividade era vivida pelas gentes do Porto, que irão partilhar connosco as memórias e histórias do São João de antigamente.


SARDINHADA COMUNITÁRIA (ÀS 20H00)

Inclui o convívio com os moradores de S. Nicolau, a tradicional música de baile, o concurso de quadras de São João, o lançamento dos balões de papel e o menu popular com direito a uma sardinha, uma fêvera no pão e um copo de sumo. 


Guia Comunitário Convidado: morador do Centro Histórico do Porto
Assistência de guia intérprete
O número máximo de participantes é de 25 pessoas.
O valor de inscrição para este percurso é 12 memórias que reverte a favor da comunidade e do projeto.

Ficha de inscrição: 

Para mais informações entrar em contato para: 

Telefones:  919042270 / 937028940

Sem comentários:

Enviar um comentário