BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TAIWAN

HALLOWEEN/2012” COMEMORADO COM BALÕES EM TAIPÉ


As comemorações do “Haloween” já tiveram inicio e de uma forma bem saudável. O exemplo vem do continente asiático, mais propriamente de Taiwan, da cidade de Taipé, onde se realiza todos os anos por esta época o (Pingsi Lantern Festival) Festival Pingsi de Balões.
Os lançamentos começaram já no passado dia 28/Outubro/2012 nesta cidade onde centenas de baloeiros de Taipé se reuniram para comemorar uma das noites de “Haloween” que se celebram até a noite principal de 31/Outubro para 1/Novembro. Centenas de balões, todos de cor laranja com formato de abóboras e outros com decorações desta tradição foram lançados iluminando o céu num autêntico festival. As fotos postadas, demonstram bem a adesão dos balões na comemoração de "Halloween".


“NOITE DE HALLOWEEN”
COMEMORAR OU RENEGAR … EIS A QUESTÃO!


Comemorado por muitos e renegado por outros, segundo reza a história, a origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Doçura ou Travessura", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Em sua origem, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente dita, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições levantadas pela Inquisição, quando a igreja Católica mandava condenar todos os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados actos de fé.
Essa distorção se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século 19, ficou assim conhecida como "dia das Bruxas".
Esta tradição que nos tempos atuais se espalhou um  pouco por todos os países, tem por um lado uma boa aceitação por parte das pessoas, muito embora outras reneguem esta comemoração. Ficando livre por escolher qualquer opção, não seria uma má idéia juntarmos outras tradições a esta e como a exemplo da nação de Taiwan, a inclusão do lançamento de balões sãojoaninos foi aderida com sucesso servindo a comemoração do Halloween como tema para um festival que proporciona alegria e beleza durante a noite. Talvez um bom exemplo a seguir por todos os praticantes e aficionados do balão pelo mundo inteiro.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

BRASIL

“REI DOS GIGANTES” COM 92 METROS NOS CÉUS DO BRASIL

Foi inglória a tentativa de lançar mais uma vez o gigantesco balão sãojoanino de 92 metros de altura, considerado o maior do mundo. O balão que pertencia a Turma do baloeiro Anderson do estado de São Paulo, levou alguns anos a ser construído e teve a sua primeira tentativa de lançamento falhada no ano passado, devido a umidade que existia no ar e que fez com que o balão abrisse em vários lados. Não desanimando, o próprio Anderson avançou para a recuperação do balão, uma tarefa muito difícil pois o mesmo apresentava rasgos em diversos pontos do seu bojo. Com um trabalho árduo, o balão foi recuperado e nova tentativa para lançá-lo aconteceu no domingo passado (dia 28/Outubro/2012). No local de lançamento estiveram presentes mais de mil baloeiros de várias turmas e equipas que se entre ajudaram e tentaram colocar o famoso balão, modelo pião de 92 metros em pleno ar. Depois de insuflado com ar quente por quatro potentes maçaricos, tudo se conjugava para que esta segunda tentativa fosse coroada de êxito mas, depois do balão se encontrar completamente cheio, uma rajada de vento fez com que o mais impróprio acontecesse e novamente o balão começou a estourar e a abrir-se por vários lados, sendo que a parte inferior colada a boca viria a se soltar do resto do balão que mesmo assim, devido a estar cheio de ar quente ainda subiu umas centenas de metros, vindo a cair minutos depois. Por estrear, ficou a imensa bandeira que media 88x120 metros que o gigantesco balão iria carregar levando-o consigo.

Termina assim a história deste balão que apesar de não ter tido o êxito que se esperava, ficará guardado na memória de todos aqueles que por alguns momentos sonharam em ver o “Rei dos Gigantes”, o famoso balão pião de 92 metros no ar.
Votos de felicitações ao baloeiro Anderson pela sua coragem, determinação e empenho de ver o seu sonho realizado, bem como a todos que colaboraram neste acontecimento.


VEJA O VIDEO
PIÃO 92 M - ANDERSON/SP

domingo, 28 de outubro de 2012

BRASIL

ENTREVISTA NA TELEVISÃO BRASILEIRA
TEMA: BALÕES SÃOJOANINOS E PAPAGAIOS ARTESANAIS


O Brasil é a nação mais avançada no mundo no que se refere a prática de lançamento dos balões sãojoaninos e "pipas", mais conhecidos no nosso país por papagaios artesanais. Introduzida pelos portugueses ainda em tempos coloniais, estas tradições foram se desenvolvendo e espalharam-se um pouco por todo o Brasil. Atualmente, possui a maior quantidade de praticantes do mundo e suas construções tornaram-se em muitos casos verdadeiras obras de arte, quer pelos seus projetos e construções, quer pelos seus lançamentos que proporcionam verdadeiros momentos de espetáculo e alegria, deixando o céu enfeitado pelas suas solturas que acontecem durante o ano inteiro. Por ironia, é também o único lugar no mundo que pela existência de uma lei criada em 1998, implantada na época proibe o uso destas tradições. Inserida no governo do ex-presidente Fernando Henrique, a proibição foi aprovada no senado, alegando o perigo de destruição ambiental, como causador de incêndios florestais, derrube de aeronaves e outros fatores, que fizeram com que todo cidadão apanhado a praticar o lançamento de balões e pipas seja autuado pelas autoridades.
Desde esse ano até a atualidade, o fato é que a tradição destas duas artes não desapareceram, chegando a ter inclusive um aumento bem proporcional nesta atividade.
Entre a insistencia por parte de baloeiros e pipeiros que continuam mantendo a sua prática e por outro lado, as autoridades e mídia-orgãos de informação que tentam denegrir a imagem destas tradições, surge agora um novo conceito na liberação do balão ao ser criada uma nova lei que permite o seu lançamento desde que os mesmos sejam feitos através de ar quente. São os chamados balões solares ou ecológicos, que já entraram em cena há alguns anos e que agora podem ser lançados sem que haja interferência por parte das autoridades.



É neste conceito que num recente programa de debate transmitido pela TV Alerj do Rio de Janeiro, foram abordados como tema o ”balão sãojoanino” e a “pipa-papagaio artesanal”. Entrevistados pelo apresentador Felipe Barreto, estiveram presentes no programa o deputado estadual Paulo Ramos e os artistas baloeiros Marcos Real (atual presidente da SAB-Sociedade Amigos do Balão) e Eugenio Carmo Melo (autor do projeto social “Mundo das Pipas”) que focaram detalhadamente tudo o que se passa em torno destas duas tradições no Brasil e assim contrariamente ao que é divulgado na sua maioria das noticias, puderam defender e demonstrar o lado positivo desta atividade onde também é praticada em vários países, alguns dos quais servindo de polo atrativo ao turismo.
Deixamos aqui o vídeo desta entrevista que vale ser vista por todos que admirem nossa arte.
VIDEO
Programa “Balões e Pipas” – TV Alerj
http://youtu.be/mI4kvAmAb94



Deputado Paulo Ramos
Apresentador Felipe Barreto


Eugenio Carmo - Autor "Mundo das Pipas"

Marcos Real - Presidente da SAB



sábado, 27 de outubro de 2012

PORTUGAL

AÇORES MANTEVE TRADIÇÃO DO BALÃO NO S. JOÃO/2012


Do arquipélago dos Açores também chegou-nos a divulgação do lançamento de um balão lançado na noite de S. João/2012. Com cerca de 2 metros de altura, o mesmo foi lançado de Angra do Heroísmo, por um grande grupo de familiares e amigos daquela ilha que festejaram alegremente mais uma festa de S. João, conforme comprovam as fotos e vídeo aqui divulgados. A tradição sãojoanina também é cumprida a rigor, onde vive-se o mesmo clima de festa como no continente.

VEJA EM VIDEO
Festa de São João com BALÃO

PORTUGAL

LANÇAMENTO DIURNO DE BALÕES NO S. JOÃO DO PORTO/2012

Mesmo que os balões sãojoaninos sejam lançados na sua maioria no S. João desde a chegada da noite até ao raiar do novo dia, alguns são lançados durante o dia na véspera da festividade. Por isso, deixamos também registados fotos de alguns desses pequenos balões que fizeram a alegria de muitas pessoas, principalmente das crianças, como ilustra a foto do lançar de um balão dentro de uma creche infantil no Porto. Como diz o ditado, "é de pequenino que se torce o pepino". 




PORTUGAL

BALÕES NO S. JOÃO DO PORTO/2012 (4)

Segue mais uma série de fotos de balões lançados na noite de S. João do Porto/2012, enviadas por vários aficcionados da região do Porto. Enquanto não chega a época natalícia, onde algumas localidades tem por tradição lançar balões, postamos mais um conjunto de imagens que foram um dos pontos altos da festa nesta cidade. Brevemente divulgaremos também vários vídeos de lançamento dos mesmos. Nosso obrigado a todos os colaboradores e amigos de BALÕES  PORTUGAL.